sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Festival Bang! 2018

Esperei ansiosamente por isto! 


O ano passado fui à primeira edição e gostei mesmo muito, acho que é uma óptima adição aos eventos do nosso país. É raro existir algo apenas dedicado a livros e sendo este uma iniciativa da editora Saída de Emergência, significa que grande parte da literatura do evento é fantasia, que é o meu género predilecto! 



A convidada deste ano foi a escritora Robin Hobb, conhecida pelos seus livros do Assassino e o Bobo
Apesar de ter o primeiro livro, ainda não o li. Mas, de qualquer forma, achei que devia de ir buscar o autografo à autora. Valeu-me duas horas na fila de autógrafos, mesmo tendo chegado meia hora antes da hora afixada na programação.

Essa é a minha única crítica ao evento em si. O ano passado, com a a Anne Bishop, aconteceu o mesmo... A única coisa que mudaram foi que a sessão de autógrafos durou mais tempo e mudaram o o espaço, que creio não ter sido o melhor, pois a fila era uma confusão, ninguém se entendia e muitos chico-espertos passaram à frente das pessoas pela falta de atenção dos voluntários.
Enfim, espero que para o ano, se o evento se repetir, essa parte corra melhor.
De qualquer forma, gostei muito de conhecer a Robin Hobb que foi extremamente querida e simpática.

Nesta edição fui a duas mini palestras. A "Da Grécia Antiga a Sansa Stark" e "As raparigas vão aos mundos todos?".
Tive imenso interesse nelas pois gosto de ouvir sobre feminismo e o papel da mulher nos mais diversos temas literários.

Quanto à primeira, a da Grécia Antiga a Sansa Stark, cheguei uns minutos atrasada por ter estado a almoçar mas, do que pude assistir, apenas vi dois dos três convidados daquela sessão... Não sei o porquê de uma das bloggers não ter estado presente.
Bom, pessoalmente achei que esta palestra ficou aquém daquilo que podia ser porque tinha imenso potencial. Grande parte do tempo foi sempre a mesma pessoa a falar, sendo que essa pessoa pareceu falar como se fosse dono da razão absoluta, o que não me agradou; isso sem contar que a voz do senhor era de sono e que estava com cara de tédio o tempo inteiro... A outra pessoa, uma blogger que sigo há algum tempo (Bookaholic Kingdom) não parecia sentir-se muito à vontade a falar mas gostei da sua intervenção e visão, mesmo que ache que não se tenha expressado da melhor maneira.

Já a palestra seguinte gostei imenso! Estava principalmente ansiosa por esta, pois a escritora Inês Botelho ia fazer parte dela. Ela foi uma parte importante da minha infância e foi em grande parte por causa do trabalho dela, que comecei a gostar de ler a sério.
Não foi nada demasiado aprofundado mas os temas abordados eram pertinentes. A apresentação estava bastante bem organizada e deu prazer ouvi-la. Também tirei de lá várias sugestões de leitura que me interessaram bastante.
No final, reuni coragem e dirigi-me à Inês com o seu primeiro livro na mão, para lhe pedir que o assinasse. Qual de nós a mais envergonhada! Ela é um doce e muito meiguinha e adorei conhece-la e conversar com ela passado tantos anos! A dedicatória que me escreveu significou muito para mim. Foi, sem sombras de dúvidas, o ponto alto do evento para mim.


Também tentei assistir à sessão da Robin Hobb mas, infelizmente, dessa vez fiquei muito atrás e não ouvia nada porque a senhora falava muito baixinho. Acabei por sair a meio para continuar a explorar o evento.

Continuou pequenino mas gostei de tudo o que vi e vou continuar a apoiá-lo e espero que para o ano haja mais!

Ainda saí de lá com um exemplar da Jaula do Rei da Victoria Aveyard e um saco de goodies oferecido pelo evento. Ah, e uns miminhos de Harry Potter que ofereci a mim mesma. :P

Sem comentários:

Enviar um comentário