sexta-feira, 27 de julho de 2018

Ida ao Jardim Zoológico de Lisboa

Já fazia parte dos planos deste Verão irmos passar um dia ao zoo. A última vez que fomos, foi para aí há uns quatro ou cinco anos e achámos que seria giro voltar.

Fiquei escandalizada quando vi o preço da entrada: 21.50€!!! Podia jurar que não paguei tanto a última vez que lá fui. Achei demasiado caro mas pronto, acabámos por ir.





Vimos o parque de uma ponta à outra e passámos o dia basicamente todo lá. 
Consegui, finalmente, ver os tigres brancos, os linces e as chitas! Sempre que lá fui estavam a dormir algures e acaba por não ver nada. Essa foi, definitivamente, a melhor parte.

Relativamente aos shows com animais (golfinhos, leões marinhos e répteis), agora os visitantes já não lhes podem tocar. E o próprio espectáculo dos animais marinhos já não tinha teatro e tantos truques. Tive pena mas devo concordar com a decisão; pobres bichos, todos os dias obrigados a ter estranhos a mexer-lhes, já não basta viverem presos a vida toda, fora do seu habitat natural...





É aí que entram os meus mixed feelings.
Adoro animais e sempre adorei ir ao zoo, mas penso que os bichos seriam mais felizes soltos no seu ambiente natural do que estando confinados a um espaço não muito grande, apenas para que os humanos possam entreter-se e lucrar. Por outro lado, também sei que já a grande parte dos animais do Jardim Zoológico de Lisboa nasceram lá, não foram roubados à natureza, e muitos deles vieram até de péssimas condições em maus cativeiros; há lá muitas aves exóticas e répteis que foram, inclusive, doados pelos donos porque não tinham condições de os manter. Há até um espaço ENORME dedicado ao lince ibérico que, como é de conhecimento geral, está em vias de extinção, e o zoo tem um macho e uma fêmea que se podem reproduzir e estão a salvo.




Pronto, lá está, gostava mais de ver os animais em liberdade mas vendo-los bem cuidados e alimentados com boas condições não me faz tanta impressão... Até me pergunto às vezes se os animais que lá estão seriam capazes de sobreviver muito tempo em território selvagem.

A pior parte foi os vários espaços fechados. Supostamente estavam em manutenção, mas eram mesmo muitos espaços sem nada, via-se perfeitamente pelo teleférico que havia mais árvores que coisas para ver. Com um bilhete tão caro era de esperar que houvesse mais. Em comparação com os outros anos a que fui, havia muito menos animais.

Foi um dia muito bem passado mas achei (e continuo a achar) que a entrada é demasiado cara para aquilo que tem a oferecer. O preço aumenta e as "atracções" diminuem. Também não há nada de novo, é sempre quase tudo igual desde que lá fomos com a escola primária. Para quem vai a primeira vez deve ser fantástico, mas para quem já lá tinha ido, foi mais do mesmo pelo dobro do preço de alguns anos atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário