quinta-feira, 26 de julho de 2018

Sci Fi Lx 2018

Se este não foi o pior evento a que alguma vez fui, foi sem dúvidas o mais mal organizado.

O evento passou-se durante o fim-de-semana no pavilhão principal do IST e tinha entrada gratuita. Esta foi a sua quarta edição e já tinha noção que não era nada de muito grande porque já tinha ido à edição do ano passado que foi muito fraquinha em termos de conteúdo.

No entanto, este ano o tema era o Apocalipse. Eu gosto desse tema. Fui ver as actividades ao site bastante incompleto - mesmo na véspera do evento - e tive interesse em várias palestras e workshops. Com muita pena minha, havia várias palestras que eram à mesma hora, por isso vi-me obrigada a escolher só duas.

Optei por um workshop dado por um psicólogo sobre Como Sentir Bem Estar Depois do Armagedom e uma palestra sobre como escrever sagas dada pelo Filipe Faria, autor português já com algum destaque. Ambas se passavam no domingo que foi o único dia a que fui.

Cheguei por volta das 11h e pouco. Fui à recepção pagar o workshop em que me tinha inscrito (1€ revertido em rifa). Peguei num folheto da programação e lá fui eu explorar. Em 15 minutos estava tudo visto. Umas cinco ou seis bancas de artistas, uma de livros, duas de figuras Pop, uma de pintura facial, uma de lutas de lightsabers, a banca da Liga Portuguesa de Steampunk, a banca da Associação de Cosplay, uma mini exposição e a banca de artigos para venda da própria Sci Fi Lx.

Fiquei sozinha de manhã porque a minha companhia só ia chegar para o workshop das 14h. Estava a chover e por isso vi-me presa lá. Felizmente vendiam café a 50cents (das únicas coisas positivas que tenho a apontar) e fui buscar um e sentei-me num cantinho a ler até a companhia chegar.

Entretanto reparei que no panfleto da programação o workshop a que ia estava marcado para as 17h. No site estava às 14h. Fui à recepção interrogar-me e foi-me dito (depois de confirmarem num mapa no excel que tinham no pc à entrada) que o workshop realmente era às 14h e que o panfleto sofreu alguns erros na impressão. Oooook, foi aqui que começou a correr mal mas pronto, era uma coisa mínima. Acabei por reparar que programação também tinha outros erros, tais como nomes de convidados trocados, etc...

A companhia chegou e fomos pedir a um voluntário se nos podia indicar a sala do workshop porque não a conseguíamos encontrar. Deram-nos as direcções e lá fomos... Para o sítio errado. Deram mal as direcções. Perguntámos a outro voluntário que lá nos disse o caminho certo e lá chegámos. Outro ponto mau, mas que se aceita.

O workshop com duração de duas horas foi espectacular e gostei imenso, foi realmente por ele que o dia não foi uma completa perda de tempo.

Fomos depois lanchar e ver o jogo da Final do Mundial porque a palestra com o Filipe Faria começava às 18h. Aí é que foi tudo de mau a pior.

Pedimos direcções para o auditório, (mesmo mostrando qual era a palestra que pretendíamos) e mandaram-nos para outro. O que quer que lá estivesse a ser apresentado já se tinha iniciado há um tempo, por isso, ao entrarmos, incomodámos tanto o orador como os espectadores. Depois de sentadas é que realmente chegámos à conclusão que nos mandaram para o sítio errado. Novamente. Passámos a vergonha de nos levantarmos e incomodarmos todos novamente para abandonar aquele auditório. Fomos ter com o mesmo voluntário que nos deu as informações erradas e esse pediu desculpa, dizendo que tinha visto o mapa de pernas para o ar. Deu-nos as direcções novamente e desta vez estavam correctas. Mas quando lá chegámos (e já eram 18h20), a sala estava com a porta aberta e completamente vazia. Começámos a bufas e a deitar fumo pelas orelhas e um senhor da banca dos livros que nem fazia parte do staff do evento é que nos disse que o Filipe Faria tinha cancelado a palestra. Nós já completamente fodidas (lamento a expressão), fomos à recepção pedir justificações.
Das cinco pessoas que lá estavam sentadas a olhar para o ar, nenhuma delas sabia de nada, passando as culpas qual batata quente; por fim chegámos ao responsável da programação que - adivinhem - também não sabia de nada!

Cada vez mais irritadas com a situação absurda, fomos para a rua apanhar ar. Eram quase 19h por essa altura e acabámos por decidir esperar até às 19h15 que era quando se ia realizar o sorteio das rifas. Sentadas nas escadas, vem um senhor perguntar-nos se não queríamos ir à palestra sobre inteligência artificial. Acontece que esse senhor era o organizador do evento. Saltou-nos a tampa e dissemos que "não, queríamos mesmo era ir ao do Filipe Faria que aparentemente foi cancelado e NINGUÉM do staff nos soube dizer nada, teve que ser um lojista". Ele pediu desculpas, desculpando-se também que havia falta de staff e que ele próprio só havia sabido do cancelamento à coisa de meia hora.
Ora, não custava nada pedir a alguém (um dos cinco a não fazer nada na recepção, talvez) para fazer de estafeta e avisar todos os voluntários do sucedido para evitar a propagação de informação incorrecta. Não custava nada ter medido alguém à porta do auditório a avisar as pessoas. Só nos foi dadas desculpas sem mostras de arrependimento. 
Peço perdão mas já estive na organização de vários eventos daquele género e só ficava bem que o responsável assumisse as culpas tal como devia e não arranjasse desculpas esfarradas. Cancelamentos acontecem, entendo perfeitamente, mas a falta de comunicação e orientação da equipa foi apenas ridícula.
Felizmente a entrada do evento não era paga.

Às 19h15, ainda furiosas da vida, dirígimo-nos à sala onde ia ser feito o sorteio das rifas.
Claro que estava atrasado. Ok. Acontece. Ficámos mais uma hora à espera que a palestra que lá estava acabasse para se proceder ao sorteio.
Quando finalmente acabou, para iniciarem então as rifas, fizeram tudo sem pressa, só com conversa de encher chouriços. Começa tarde e ainda demoram a fazer as coisas porque estão a fazer piadolas. Lá para as 20h começa, finalmente. Mas super lento com conversas de xaxa com as outras pessoas que lá estão que eram, claramente, amigos da organização. Estava a ser uma palhaçada e às 20h20, ainda nem perto da metade ia. Já não aguentámos mais. Fomos embora. Perdi horas para nada e cheguei muito mais tarde que pretendia a casa.

No dia seguinte, na página do FB da Sci Fi Lx, anunciaram os vencedores das rifas. Eu ganhei uma delas. Mandei PM à página a dizer que tinha ganho uma rifa e que queria saber como iria proceder a entrega do prémio. Foi-me dito que me seria enviado um e-mail com essa informação. Entretanto passou mais de uma semana e nada de e-mail... Continuarei à espera e depois conto como correu.

Depois desta péssima experiência, nunca mais meto os pés em nenhum evento desta organização.

Não há fotos nem nada porque não mereceu. E só faço este post porque precisava de desabafar como esta experiência me tirou do sério.

1 comentário:

  1. porraaaaaa, ainda bem que nao fui! santa pachorra!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.com/

    ResponderEliminar