terça-feira, 17 de julho de 2018

Entre a Cruz e o Crescente


Esta exposição comemorativa dos 800 anos da Fundação do Convento da Trindade de Lisboa encontra-se actualmente na Torre do Tombo, aberta de segunda a sábado e é de entrada livre.

Foi um acaso ter ido vê-la, não tinha programado nem sabia da sua existência; calhou ir porque tive de ir à Torre do Tombo solicitar alguns documentos; mas é comum existir sempre lá alguma exposição com documentos à guarda do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.


Esta exposição aborda o cativeiro como uma realidade comum às sociedades cristãs e muçulmanas, fruto de conflitos bélicos e de ataques de piratas e corsários. É focada na Ordem da Santíssima Trindade, que tinha como objectivo resgates e troca de cativos cristãos aprisionados em terras muçulmanas.


Esta Ordem está datada a 17 de Dezembro de 1198 por bula por o Papa Inocêncio III, mas foi apenas a 1207 que chegaram a Portugal alguns frades trinitários associados a grupos de cruzados em direcção à Terra Santa, a quem D. Sancho I convidou a fundar um convento.



A missão desta ordem era considerada uma obra mui nobre e pia; e a preparação de um resgate era muito complexo, tendo necessidade de autorização régia, nomeações de padres redentores, ajustes de preços com sultões e governadores...



O maior episódio da ordem está ligada à derrota da Batalha de Alcácer Quibir, onde milhares de portugueses ficaram cativos e o nosso próprio rei, D. Sebastião I, pereceu. 


Os resgates a cativos terminaram com a assinatura dos tratados de paz entre Portugal e Marrocos e Argel no início do século XIX.

Foi uma exposição deveras interessante. Desconhecia completamente todos esses factos, nem nunca pensei como funcionariam os resgates religiosos. Foi uma surpresa ter ficado a aprender tanto sobre este tema. É uma exposição bastante informativa e que nos apresentas bastantes documentos históricos originais.

Para quem - como eu - é aficionado por história, é algo que recomendo vivamente a ir ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário