domingo, 29 de julho de 2018

The Handmaid's Tale

Só  li este livro depois de ver as duas temporadas que já existem da série inspirada nele.

Já sabia mais o menos com o que contar mas não foi isso que diminuiu o interesse da história.

The Handmaid's Tale
de Margaret Atwood

★★★★★


Uma visão marcante da nossa sociedade radicalmente transformada por uma revolução teocrática. The Handmaid's Tale tornou-se um dos livros mais influentes e mais lidos do nosso tempo.
Extremistas religiosos de direita derrubaram o governo norte-americano e queimaram a Constituição. A América é agora Gilead, um estado policial e fundamentalista onde as mulheres férteis, conhecidas como Handmaids, são obrigadas a conceber filhos para a elite estéril.
Offred é uma Serva na República de Gilead e acaba de ser transferida para a casa do enigmático Comandante e da sua ciumenta mulher. Pode ir uma vez por dia aos mercados, cujas tabuletas agora são imagens, porque as mulheres estão proibidas de ler. Tem de rezar para que o Comandante a engravide, já que, numa época de grande decréscimo do número de nascimentos, o valor de Offred reside na sua fertilidade, e o fracasso significa o exílio nas Colónias, perigosamente poluídas. Offred lembra-se de um tempo em que vivia com o marido e a filha e tinha um emprego, antes de perder tudo, incluindo o nome. Essas memórias misturam-se agora com ideias perigosas de rebelião e amor.

A escrita é algo de diferente para mim. Não existem propriamente falas, nem uma narração concisa. É tudo muito inconstante, tanto estando no presente como no passado.
A melhor maneira que arranjo para explicar é dizendo que é como se estivéssemos a ler os pensamentos de alguém em tempo real.

Ao contrário da série, o livro não deixa quase detalhes concretos. Por exemplo, nem sabemos o verdadeiro nome da handmaid em questão. Torna tudo ainda mais impessoal, o que é assenta perfeitamente neste mundo em que ninguém é livre para assumir a sua verdadeira identidade.

É uma leitura forte e custou-me ler por não conseguir evitar colocar-me na pele da personagem. É um mundo cruel e horrível.

Não gostei muito do final que surge como uma nota histórica, mas não quero entrar em detalhes para não dar spoilers.

Quero imenso ver a próxima temporada da série... Porque a série chega a uma parte que pára de seguir o livro e toma a liberdade de continuar a contar uma história. Não inventa nada. O livro é que acaba bastante cedo e não se sabe o final - a série apenas continua com uma história que poderia, ou não, ter sucedido. Quero tanto continuar com a série porque ela ainda nos dá esperança que as coisas podem mudar e que a personagem lute... O livro não é assim. Não existe esperança.

Tal como disse sobre a série, digo sobre o livro: Todos deviam ler. 

1 comentário:

  1. omg eu amo a serie e quero mt ler o livro mas nao haver esperança--- geez. brb gonna buy it tho.

    https://rrriotdontdiet.blogspot.com/

    ResponderEliminar