sexta-feira, 3 de agosto de 2018

O Oceano no Fim do Caminho

Como explicar as histórias de Neil Gaiman?
Sempre tive essa dificuldade e, sinceramente, continuo a ter.

Já tinha saudades de ler algo dele, por isso peguei neste livro pequenino que achei que seria perfeito para ler em apenas algumas horas e, uma vez que ia passar o dia num consultório médico, nada melhor para me distrair. 

O Oceano no Fim do Caminho
de Neil Gaiman

★★★★★


Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afeta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás. Esta belíssima e inquietante fábula revela a singular capacidade de Neil Gaiman para recriar uma mitologia moderna.

É apenas um pequeno conto que, lendo a sinopse, esperamos algo completamente diferente do que realmente acontece. 

Temos um episódio espectacular da vida de um rapazinho, interligado-se disfarçadamente com a lei da triplicidade e outras ideologias pagãs. Não sei realmente como explicar mas gostei imenso e deixei-me envolver por completo no oceano incrível que é a mente do Neil Gaiman.

Nunca consigo explicar como os trabalhos dele me fazem sentir; é uma mistura de apatia, tristeza, satisfação, contentamento, vazio, plenitude, nostalgia, saudade por algo que nunca vivi. E no fim, sinto-me sempre em paz.

Passei 6h num consultório médico e não dei pelo tempo passar.

1 comentário:

  1. Sandra, gostei imenso deste livro. Partilho exactamente a tua opinião. Na verdade, foi dos livros do Neil Gaiman que mais me marcou. Não esperava sentir tamanha comoção ao ler esta simples história, mas gostei imenso. É bom saber que não sou a única, pois parece-me que muitos fãs deles ficaram algo desiludidos.

    ResponderEliminar