terça-feira, 19 de junho de 2018

The Handmaid's Tale season 1 e 2

Ouvi falar TÃO BEM desta série que acabei por me render e ir vê-la.

Ainda não li o livro, por isso não sei até que ponto a série é fiel; desse modo, vou apenas falar com base do vi.


The Handmaid's Tale
(season 1 e 2)
Depois de um atentado terrorista que ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção católica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial.No meio disso tudo, Offred é uma "handmaid", ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante Waterford, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planeados pelo sistema.

Adorei a série. Disseram-me que era pesada e é mesmo. Houve muita coisa que me custou a ver. É tudo horrível. A história e a série fizeram um trabalho brilhante porque nos deixa realmente incomodados. Como mulher e feminista, tocou-me imenso. Meto-me no lugar de todas as personagens e sinto o desespero e a confusão delas. É, definitivamente, um pesadelo.



Imaginem a vossa vida normal. Um dia tudo muda radicalmente. Surge uma ditadura religiosa e tira todos os direitos às mulheres. É proibido ler e escrever, não se tem acesso à televisão nem internet nem telemóveis. As mulheres não podem ter posses... Parece que recuamos no tempo. Quem desobedece às regras é morto. Ser gay é um crime punível com morte. Ninguém pode é livre para pensar, nada.

Um problema que existe neste mundo é a baixa natalidade. Aparentemente, a maioria das mulheres é infértil e a maneira de Gilead resolver o assunto é caçar todas as mulheres férteis ao seu alcance e torna-las em handmaids. 



O que são handmaids?

Mulheres que são treinadas para, basicamente, serem um útero ambulante. Cada handmaid perde o seu passado; são separadas dos maridos, esposas, filhos e até do próprio nome. As famílias mais abastecidas de Gilead tem todos uma. 
Todos os meses são obrigadas a praticar actos sexuais com o chefe de família, de modo a ficarem grávidas (com a bênção da esposa do mesmo). Uma vez que o bebé nasça, a handmaid é dispensada e enviada para outra família para repetir todo o processo e o bebé que deu à luz passa a ser filho da família que engravida a handmaid.




As handmaids são objectos que pertencem aos homens. Todas elas passam a chamar-se Of*nome do chefe de família onde se encontra no momento*. A nossa personagem principal é chamada de Offred porque o homem da casa chama-se Fred. Existem Ofglens, Ofstevens, etc...

Todas as mulheres que não têm utilidade para aquela sociedade ou tentam fugir, são mortas ou, por castigo, obrigadas a trabalhar nas Colonies a tratar de lixo tóxico até acabarem por morrer.



É um mundo horrível para as mulheres e as suas famílias. O resto do mundo é normal, como hoje em dia, apenas em Gilead é que se vive esse inferno. A maioria das pessoas que conseguiram escapar, fugiram para o Canadá como refugiadas.

Podia ficar a falar de Handmaid's Tale para sempre por ser tão rica e com personagens super carismáticos; os actores fizeram todos um magnífico trabalho... Estou à espera ANSIOSAMENTE pela terceira temporada.

Aconselho a todos, principalmente a mulheres.










2 comentários:

  1. eu AMO esta serie! das minhas preferidas sem duvida, perturba me tanto tho. acho isso ate not so far from reality nowadays...

    https://rrriotdontdiet.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adorei a primeira temporada, e só ainda não consegui ver a segunda porque não tenho tido tempo nenhum para me concentrar nela, mas é daquelas que aconselho a toda a gente que conheço. Mesmo 5*!

    Uma Página e Meia

    ResponderEliminar