sábado, 8 de dezembro de 2018

The Cruel Prince

Finalmente acabei por sucumbir e comecei a ler um dos livros de fantasia YA mais aclamado do ano...The Cruel Prince.

The Cruel Prince
de Holly Black
½


Claro que eu quero ser como eles. Eles são belos como espadas forjadas em fogo divino. Eles vão viver para sempre. E Cardan é ainda mais belo que o resto. Odeio-o mais que a todos os outros. Eu odeio-lo tanto que por vezes, quando olho para ele, mal consigo respirar.  
Numa horrível manhã, Jude e as suas irmãs vêm os seus pais a serem assassinados à sua frente. O terrível assassino leva as três raparigas para o mundo Fae, onde Jude é instalada na corte real mas constantemente atormentada pelos Faes da realeza por ser mortal. Enquanto Jude cresce, ela percebe que terá que fazer parte das perigosas intrigas dos Fae para poder verdadeiramente pertencer àquele mundo. Mas o caminho para o poder está repleto de sombras e traições. E pairando por cima disso tudo está o irritante, arrogante e carismático Principe Cardan.
Da autora, Holly Black, já conhecia os seus livros infantis das Crónicas de Spiderwick... E em termos de escrita, The Cruel Prince já é mais maduro, mas ainda sinto lá uma qualquer componente de falta de "profundidade". 

Bom, de qualquer forma, viciei e adorei a história. Aqui é bem salientado o quão enganadores e sacanas os fae são. Fadas e elfos nos dias que correm, têm a imagem de seres bonitos e bonzinhos mas, no passado, não era assim; eram considerados seres travessos e enganadores; podiam ser bons ou maus, conforme lhes apetecesse, mas não têm sentimentos tão complexos como os humanos, podendo, por vezes, serem bastante cruéis. Mas é essa mesmo a natureza deles, não a podem contrariar. Isso é muito, mas mesmo muito, explorado neste livro.

Temos duas mortais, nos dias de hoje, obrigadas a viver no mundo dos Fae ao ponto de que magia já é para elas mais normal que o seu próprio mundo. E, como já devem ter entendido, viver em Fae não é nada fácil para humanos. Discriminadas e atazanadas por faes é já parte do seu dia-a-dia, até que Jude, uma das mortais aqui referida, lhes decide fazer frente e, do nada, vê-se envolvida em algo secreto e muito importante. Faes são enganadores experientes por não conseguirem mentir, e depressa nos vemos dentro de uma conspiração cheia de teias de traição e surpresas. Será que existe neste mundo lealdade ou apenas interesses?

É, definitivamente, uma história cativante que me surpreendeu imenso e estou super curiosa pelo próximo livro que, por sorte, sai já no início de Janeiro do próximo ano! Só preciso de esperar umas semanas!

Jude e Cardan são personagens interessantíssimas e bastante complexas e mal posso esperar para ver se alguma vez irei conseguir superar e perdoar Cardan por ter atitudes tão más; quero muito conseguir e foco-me que é a própria natureza dele ser assim, que para a espécie dele é normal... Mas eu sou humana e não consigo ignorar a crueldade.

Aiiii, que o Wicked King chegue depressa!!

Sem comentários:

Enviar um comentário