terça-feira, 11 de agosto de 2015

[Livro] Os Reis Malditos: A Lei dos Varões

E assim volto à saga dos Reis Malditos. Vamos lá conversar sobre o quarto livro.

"Os Reis Malditos: A Lei dos Varões"

"Les Rois Maudits: La Loi des Mâles"
de Maurice Druon
★★★★★
Junho de 1316. Depois de um curto e catastrófico reinado, Luís X acaba por morrer envenenado. Passaram-se apenas dezoito meses depois da morte do seu pai, Filipe, O Belo. Pela primeira vez desde há trezentos anos, um dei de França desaparece sem deixar um herdeiro varão. A coroa pode ir parar à cabeça de uma menina de cinco anos, suspeitada de bastardia, filha do primeiro matrimónio de Luís X com Margarida de Borgonha. Também pode ser destinada ao filho que espera a segunda esposa do falecido rei, Clemência da Hungria.
Este quarto volume da série dos Reis Maltidos revive os feudos entre os três candidatos à regência do trono: O seu irmão, o Duque de Poitiers, o seu tio, o Conde de Valois, e o seu primo, o Duque de Borgonha. O Conde de Poitiers recorre à "Lei dos Varões" para justificar o seu direito ao trono, adaptando-a habilmente às circunstâncias.

Este foi até à data o livro que mais gostei desta colecção, é bom finalmente vermos uma personagem inteligente com destaque! Nos outros livros já se via bastantes intrigas mas foi com este que engrossaram. Teve um desenvolvimento bastante interessante por fugir ao esperado, ao contrário do que estamos à espera, não acaba sempre tudo bem para todos. Por agora pode correr bem, mas aqui nunca se está em paz, há sempre de acontecer alguma coisa má. Adoro intrigas de corte Começa a ser mais comum mortes e mentiras. A história está a tornar-se cada vez mais interessante e já comecei o quinto livro da colecção: A Loba de França.

Sem comentários:

Enviar um comentário