quarta-feira, 26 de agosto de 2015

[Livro] Vodu nas Caraíbas

O livro de piratas deste Verão. Todos os verões têm, obrigatoriamente, de ter uma leitura de piratas. Não leio mais porque não conheço muitos livros dedicados ao tema mas, felizmente, este ano consegui mais que um! :D

Este livro diz-nos logo na capa que foi a inspiração por detrás dos Piratas das Caraíbas. Mas até que ponto?

"Vodu nas Caraíbas"

"On Stranger Tides"
de Tim Powers
O ano é o de 1718. O jovem John Chandagnac atravessa o Atlântico em direcção às Caraíbas para recuperar a rica plantação do pai, mas o navio é tomado por piratas. Atacando sem pensar o capitão dos salteadores para vingar a morte do amigo, acaba por ter de fazer a escolha da sua vida: ou morre ali mesmo..ou se junta aos piratas!
E assim começa o Vodu nas Caraíbas. Rebaptizado de Jack Shandy pelos piratas, o nosso herói mergulha num mundo que só conhecia das lendas: o da magia negra e aventura.
Para piorar as coisas, a jovem que Jack ama de todo o coração - a linda e delicada Beth -, seguia no mesmo navio. Primeiro, Jack terá de a salvar de um cultista louco que a pretende sacrificar quando chegar às Caraíbas. A seguir, terá que enfrentar o famigerado Barba Negra, que vê em Beth a companheira ideal para um vida de sangue e rapina no mar.
Incrivelmente talentoso na maneira como escreve as suas histórias, Tim Powers oferece-nos uma viagem fantástica a navios fantasmas, tripulações de zombies, feitiçaria negra e ao segredo da Fonte da Juventude.

Encontramos duas parecenças entre os três primeiros filmes dos Piratas das Caraíbas: Uma jovem chamada Elizabeth e um pirata chamado Jack. Fim. 
Realmente, aquela pequena frase na capa da edição que li é bastante falaciosa. Encontramos sim, muitas parecenças com o quarto filme: On Strangers Tides, o que não é nada estranho, uma vez que esse é o nome original do livro.

Começou um belo livro de piratas e sabia que devia esperar vodu devido ao título mas conforme o livro avança, torna-se mais focado em vodu do que em piratas. Não sei muito sobre vodu mas sei o suficiente para não me agradar e para saber que é descrito de maneira demasiado fantasiosa no livro.

Queria (e tive algumas) lutas de piratas e perseguição de barcos! Não queria piratas voadores (ehe, ensinem vodu ao Capitão Gancho) que lançam kame-hames

Bom, basicamente esperava uma coisa e tive outra. É um livro engraçado à sua maneira mas foge IMENSO à sua sinopse. Prometem-nos romance e tivemos ali um romance muito pouco explicado e romântico. Prometem-nos também outras coisas que estamos à espera já lá para o meio do livro e acontecem apenas num breve último capítulo. Se não me tivesse sentido enganada sobre o que ia ler, talvez tivesse gostado mais do livro.

1 comentário:

  1. Também não conheço muitos livros de piratas :(
    A sinopse realmente parece muito interessante. Agora que já estou prevenida talvez leia o livro XD

    ResponderEliminar