domingo, 11 de setembro de 2016

O Retrato de Dorian Gray

Após muitos anos a atrás... Aqui está ele!!

O Retrato de Dorian Gray 

("The Portrait of Dorian Gray")
de Oscar Wilde

★★★★☆



Dorian Gray é um jovem invulgarmente belo por quem Basil Hallward, um pintor londrino, fica fascinado. Determinado a eternizar a beleza de Dorian numa tela, Basil convence-o a posar para ele. Numa dessas sessões, o jovem conhece Lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista, que o desperta para a beleza e o seduz para a sua visão do mundo, onde as únicas coisas que valem a pena perseguir são a beleza e o prazer. Horrorizado com o destino inevitável que o fará envelhecer e perder a sua beleza, Dorian comenta com os amigos que está disposto a tudo, até mesmo a vender a alma, para permanecer eternamente jovem e manter a sua beleza.

Fortalecido pelo hedonismo, Dorian trata cruelmente a sua noiva, Sybil Vane, que se suicida com o desgosto. Ao saber do sucedido, o jovem começa a notar certas mudanças subtis na sua expressão no quadro, e constata que é o Dorian do quadro que envelhece e que sofre com a passagem dos anos, ao mesmo tempo que o Dorian real permanece com a juventude e beleza intacta. Um romance gótico de horror com um forte tema faustiano, O Retrato de Dorian Gray é considerado pela crítica como a melhor obra de Oscar Wilde.

Foi realmente uma leitura muito boa como sempre me disseram. Gostei do início ao fim apesar de já ter conhecimento de como seria o final. 
Não entendo, no entanto, o fascínio positivo de muita gente pelo Dorian Gray. Ele torna-se uma personagem terrível, o oposto do que qualquer pessoa devia ser. Tal como o amigo, Lorde Henry, terrível sujeito. 
O moral da história é o que já se supõe: O que importa é o que está por dentro. Podemos ser lindos por fora mas horríveis por dentro. A aparência não é tudo.

1 comentário:

  1. Um dos meus livros favoritos <3 Há alguém que gosta do Dorian sem ser as personagens fictícias do livro? Ahahah
    Eu não gosto de ninguém nesse livro mas adoro a história e a escrita e os personagens são interessantes.

    ResponderEliminar