A Guerra dos Tronos
("A Game of Thrones")
de George R. R. Martin
★★★★☆
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.
A Muralha de Gelo
("A Game of Thrones")
de George R. R. Martin
★★★★☆
Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens organizou-se para invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen são famosos pelo seu rancor e crueldade... Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem é bem pior do que a própria morte... Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue vai jorrar. E quando parece que nada pode piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!
Pronto, é aquela história que já todos sabem qual é...
Fiquei surpresa ao ver o quão fiel a série foi ao primeiro livro! Cada capitulo que passada e conseguia visualizar tudo que já tinha visto na série.
A escrita de George R. R. Martin é divinal. Pensei que se pudesse tornar chato mudar sempre de personagem mas não. O homem conseguiu sempre manter o meu interesse acesso apesar de já saber tudo que se ia passar.
Mesmo que já tenham visto a série, vale imenso a pena ler os livros!
Fico com pena de saber que mais para a frente, a série pára de ser fiel aos livros, daí ter parado de a ver...
Espero ansiosamente que o Sr. Martin lance os dois últimos livros porque prometi a mim mesma que só iria ler GoT quando saíssem todos os livros! Quebrei a minha promessa a mim mesma porque por este andar mais depressa morro eu do que saí os últimos livros.
E de pensar que anos antes de ter saído a sério um antigo namorado de uma amiga me recomendou mil vezes esta colecção e eu não liguei por sair muito caro... Enfim!
De qualquer forma não é uma colecção que esteja com pressa de ler pois sei que vou demorar a ter todos os livros na versão portuguesa. Triste sina a minha que quis capas bonitas. Gastar dinheiro e ler NOMES traduzidos. Odeio ler nomes traduzidos.
Ainda só li o 1º mas quero continuar a lêr (em inglês). Suspeito que o primeiro livro vai ser o meu favorito mesmo assim...
ResponderEliminarOdeio quando traduzem os nomes. Especialmente se os apelidos não forem traduzidos também.