domingo, 11 de setembro de 2016

A História Interminável

A aquisição deste livro tem uma história engraçada. Foi encontrado ao acaso numa Feira de Velharias. Ia comprar um outro mas a capa deste livro chamou-me a atenção por ser antiga e eu gostar de capas antigas. Quando lhe li o titulo sabia que o conhecia de algum lado mas não me consegui lembrar de onde por mais que tentasse. Agarrei e não pensei duas vezes: Comprei-o.
Quando cheguei a casa, ao telemóvel a contar as compras literárias ao Respectivo é que lhe disse que sabia que conhecia aquilo de algum lado, que o nome me era familiar mas não conseguia lembrar-me de onde. Ao que ele me respondeu assim que lhe disse o título:
" - Então! Mas isso é o livro do filme da Neverending Story!"
Senti-me tão parva mas fez-se imediatamente luz. Nunca soube o nome em português da  Neverending Story mas inconscientemente a minha cabeça traduziu o nome para inglês, daí ele me parecer tão familiar mas não conseguir chegar lá. A mente é uma coisa engraçada.

Enfim, uma pequena história muito interessante (ou não).

A História Interminável

("The Neverending Story")
de Michael Ende

★★★


"Faz o que quiseres" é a inscrição que consta do símbolo do poder ilimitado de Fantasia. Mas o jovem Bastian, herói desta aventura, só ao fim de uma longa e árdua busca descobre o que essa frase realmente significa.
História Interminável é uma singular fantasia épica com todos os requisitos do género: criaturas fantásticas, paisagens exóticas, florestas sombrias, encantamentos, rituais de cavalaria, espadas e amuletos, uma imperatriz Criança e tudo aquilo que possamos imaginar, visto que Fantasia é o próprio mundo da Imaginação.
Tudo começa quando Bastian descobre um estranho livro numa não menos estranha livraria e se sente subitamente compelido a roubá-lo como se algo de mágico o estivesse a arrastar para uma perigosa aventura.

Já tinha visto o filme antes de ler o livro por isso grande parte não foi surpresa. O filme até certo ponto é uma adaptação fiel. Foi uma leitura um pouco infantil mas um pouco madura ao mesmo tempo. É um livro que ensina a mente da criança a crescer e a pensar, o que acaba por tornar uma leitura saborosa para um adulto.

Mas fui apanhada de surpresa. Já ia a metade do livro quando a história que conhecia do filme estava a acabar. O que aconteceu? A primeira parte do livro é realmente o que já se conhece e viu no filme mas a segunda já conta uma continuação: A de Bastian no mundo de Fantasia, antes de regressar ao seu mundo. Essa parte da história para mim foi totalmente novidade por isso li com atenção. Acabei por não gostar muito da segunda parte e custou-me um pouco a ter paciência para a terminar, a primeira é muito melhor. No entanto, o final é muito satisfatório. 

É realmente uma leitura que recomendo a qualquer um. É algo diferente do que se está acostumado e é um livro que vai ficar bem guardado na minha estante para sempre, junto aos meus livros especiais.

E a versão portuguesa que li tem um visual interior lindíssimo! 


Sem comentários:

Enviar um comentário