sábado, 2 de abril de 2016

Howl's Moving Castle de Diana Wynne Jones

Sendo que um dos meus filmes de animação preferidos de sempre é o Castelo Andante (ou Howl's Moving Castle) sempre tive a pulginha atrás da orelha para ler o livro, principalmente sabendo que o livro é ligeiramente diferente.

Howl's Moving Castle
de Diana Wynne Jones
★★★★☆

Sophie tem o grande azar de ser a mais velha de três filhas, estando destinada a falhar miseravelmente caso saia de casa para ir em busca do seu futuro. Mas quando ela sem saber atrai a ira da Bruxa do Nada, Sophia encontra-se com um horrível feitiço que a transforma numa velha. A sua única chance de quebrar o encantamento encontra-se num castelo andante: o castelo do feiticeiro Howl. Para ser bem sucedida no que lá procura acaba por fazer um acordo com um demónio de fogo. Ao longo do caminho ela descobre que Howl - e ela mesma - são muito mais do que aquilo que pensa.


Realmente, logo no inicio do livro há algumas diferenças para o filme. O facto de Sophie ter duas irmãs em vez de duas e ser mais aprofundada a sua vida na loja da chapéus. Já depois de estar estar no castelo com Howl é que começam a mudar um pouco as coisas. O Howl não é tão adorável como no filme e os dois andam sempre às turras, não há basicamente nada que mostre que se estão a apaixonar. Não há tanta a ameaça da Bruxa do Nada mas há sim mais destaque para a guerra entre os dois países e, por isso mesmo, fala-se mais do príncipe desaparecido mais um feiticeiro do reino.

O mais interessante foi o facto de descobrir que Howl é um de nós. Quero dizer Howl, ou antes, Howell vem do nosso mundo. Gosta de desporto, tem família que vai visitar e ela vai ter um destaque importante no final da história, passeia entre o nosso mundo e o de Sophie. Foi estranho e é diferente mas torna-se engraçado e entende-se de onde vem muitas manias da personagem. E o uso do nome falso Pendragon... :)

O final do livro foi bem diferente do final do filme mas conforme a leitura isso já se esperava. 
Devo de dizer que gostei muito mais do filme. Achei a história mais profunda e com mais sentimento, uma característica dos filmes de Miyazaki. A leitura como leitura complementar é interessante mas penso que se tivesse lido o livro sem conhecer o livro que não lhe ia achar tanta piada. Penso que hei-de ler os outros dois livros que compõem a colecção mas não tenho muita pressa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário