quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Evangelho de Loki

O meu primeiro livro da Joanne Harris! E gostei!


★★★★☆
O Reino do Fogo: O Evangelho de Loki
("The Gospel of Loki")
de Joanne Harris
UMA VIAGEM AO CORAÇÃO DAS LENDAS NÓRDICAS.
Na Cidadela do Céu, longe dos hostis povos do Gelo e das Rochas, os deuses conspiram, sussurram na penumbra, dedicam-se a jogos de poder, cedem às suas paixões.
Loki é um deus nórdico sem par. Desde que o deus Odin, o Pai de Todos, o convenceu a abandonar o reino do Caos para se lhe juntar, Loki é alvo da desconfiança de todos. Perspicaz e melífluo como nenhum outro, desfruta dos favores das deusas mais ousadas e cede à luxúria sem quaisquer escrúpulos. É usado para pôr em prática as mais complexas maquinações mas, por ter nascido como demónio, é mantido à margem das esferas de influência. Contra tudo e todos, Loki está determinado a vingar. Mas ao mesmo tempo que ele planeia a derradeira humilhação dos seus adversários, forças mais poderosas conspiram contra os deuses. Em segredo, prepara-se a batalha que alterará o destino dos Mundos.
 

Aqui temos um livro separado que narra simplesmente a vida do deus nórdico Loki.

Tenho-me vindo a interessar cada vez mais por mitologia nórdica e achei este livro um óptimo acompanhante na minha descoberta. É-nos narrado pelo próprio Loki que decide contar a sua versão da história. Claro que modifica algumas coisas das histórias originais tal como o nascimento do Loki mas nada disso me incomodou minimamente.



O livro quase que se torna um conjunto de short stories porque quase que cada capítulo é uma aventura de Loki com os outros deuses no entanto todas elas têm seguimento cronológico.
É uma leitura leve com uma escrita humorística a roçar o irónico que ao início pensei que não ia gostar mas acabei por achar que condizia muito bem com a personagem.

Já estava à espera que fossemos descobrir o quão injustiçado o Loki era pelos outros deuses mas mesmo vendo isso a acontecer, ele não nos esconde que faz as maldades porque quer, para se vingar. São maus com ele desde que ele lá meteu os pés, só lhe falam quando têm interesse, são mal agradecidos quando os salva e todos os males do mundo são culpa dele. Não admira que ele se queira vingar.

Nos capítulos finais o livro toma um tom mais escuro e o Loki também se torna verdadeiramente cruel. E ficamos-nos a aperceber que o próprio começa a reparar no mal que fez e vai fazer e pára de arranjar desculpas para tudo e até parece sentir uma espécie de remorso mas não vai parar. Está na sua natureza. Gostei muito desse final, Deste Que Nos Falou secretamente admitir que não devia fazer aquilo e está com pena e medo mas ele é fogo selvagem, por isso, que se dane!

Acaba com o Ragnarok e oh! Como queria mais.

3 comentários:

  1. Por acaso a mitologia nórdica é muito bonita mas prefiro a grega... contudo, aconselhas o livro? ;)

    ResponderEliminar
  2. Tenho esse livro para ler na minha lista. Já li três da autora mas tinham todos tons diferentes :p
    Gosto do visual do blog :3

    ResponderEliminar