terça-feira, 11 de agosto de 2015

[Série] Jonathan Strange & Mr Norrell

Uma mini-série de 2015 composta por 7 episódios adaptada do livro do mesmo nome da autoria de Susanna Clarke.

Para começar, nunca li o livro. E esse foi exactamente o motivo pelo qual decidi ver esta série. Tive sempre alguma curiosidade em lê-lo mas nunca aconteceu por ter outras prioridades literárias. Assim sendo, achei que ver a série seria uma boa opção para ficar a conhecer a história.

½



A história passa-se no século XIX durante as guerras Napoleónicas com uma realidade alternativa. Uma realidade onde existe magia apesar desta não ser praticada em Inglaterra há imensos anos.

Até que um tal de Mr Norrell consegue fazê-la e acaba por decidir ajudar na guerra. E também consegue trazer de volta à vida a jovem esposa de um ministro com a ajuda de uma fada.
Entretanto, Jonathan Strange descobre que está destinado a ser um grande mágico.


Temos aqui uma fantasia histórica o que, apesar de não ser a minha época de História preferida, me agradou imenso. Visualmente é tudo bastante realista e depois temos magia. Uma mistura curiosa mas que funcionou muito bem num ambiente gótico com personagens distintas e bem feitas. Nenhuma personalidade segue uma linha certa, movendo-se conforme os interesses pessoais, tornando-se algo que imprevisível de adivinhar o que vai acontecer a seguir.

Gostei. Não achei que fosse nada de super extraordinário mas entreteve bastante e deixou-me uma faísca de curiosidade pelo final aberto e gostava de ler o próximo livro quando a autora o terminar. E que o mesmo voltasse a ser adaptado com a mesma equipa desta série.



Also, Childermass.

2 comentários:

  1. Eu li o livro mas achei mesmo só 3 estrelas, bom mas nada de excelência ou que me apeteça reler XD Por essa razão não sei se irei ver a série. As partes que adorei no livro foram mesmo aquelas em que aparecia a fada e havia o que eles estavam sempre a chamar de "magia a sério" xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá, aquela fada... Tinha vontade de lhe espetar um pontapé no focinho LOL
      No livro o Childermass é fixe? Porque na série para além de fixe é um Ai Jesus!

      Eliminar