quarta-feira, 12 de agosto de 2015

[Livro] A Verdadeira História do Capitão Gancho

Se não sabem ficam a saber: Desde criança que sou fascinada pelo Capitão Gancho. Não sei explicar porquê mas sempre assim foi. 
Cresci com o da Disney que era tanto idiota como intimidante, vi peças de teatro onde era assustador, apaixonei-me pelo Jason Isaacs no filme de 2003, venero ainda hoje o livro do Peter Pan. Meto as mãos em tudo que consigo do Capitão Gancho. Ele é a minha personagem literária favorita de todo o sempre.
Ele é uma personagem mais complexa do que aquilo que nos lembramos de quando éramos novos. Ele não é o vilão que pensávamos que era. Ele é um adulto. E todos os adultos são piratas. Afinal, qual é o crime de se ser adulto?

A quem apenas conhece a história do Peter Pan pelo filme da Disney, por favor, leia o livro. O Peter não é o ser angelical que conhecemos, é um menino arrogante que odeia adultos. E o crime do Capitão Gancho é ser adulto. Por isso perdeu a mão. Por isso quer vingança sobre aquele que lhe cortou a mão.
Este é um daqueles casos que quando somos crianças o mais provável é sermos a favor do Peter mas, quando crescemos, nos tornamos adultos, e voltamos a pegar em Peter Pan é que vemos como cruel ele é e começamos a compreender o Capitão Gancho.


Já estou a divagar muito e já deve ter dado para perceber que gosto muito do Capitão Gancho e, enfim, esse é o motivo pelo qual li este livro.

"A Verdadeira História do Capitão Gancho"

"La Vera Storia di Capitan Uncino"
de Pierdomenico Baccalario


No dia 28 de abril de 1829, nasce uma criança que poderá vir a mudar o futuro da Inglaterra: é o filho ilegítimo do rei Jorge IV. Por este motivo, é afastado da corte e exilado para as Índias Orientais, levando consigo nada mais do que um relógio antigo, a sua única ligação com o passado. Mas, aos treze anos, James Fry - é este o seu nome - volta a embarcar num navio e inicia a sua carreira de pirata, que irá fazer dele o homem mais procurado do Império. A história conhece-o por "o jovem lorde", "o descalço", "o príncipe dos mares", mas poucos sabem que na verdade ele é… o Capitão Gancho.

Este livro pega em duas coisas que nunca foram totalmente explicadas pelo criador do Peter Pan e do Capitão Gancho, este apenas atirou para o ar e sugeriu, para nos meter a pensar. O Capitão Gancho estudou em Eton. Para quem não sabe, Eton é uma escola para rapazes muito conhecida em Inglaterra por ter sido fundada por Henry VI e onde ainda hoje apenas as pessoas importantes andam, sempre foi uma escola elitistas onde apenas pessoas de poder entram. E é em Windsor, perto do Castelo de Windsor.
E diz-se também que o Capitão Gancho é um filho bastardo de um rei Inglês pois tem o sangue de uma cor não natural (azul) e imagino que saibam que sangue azul está ligado à realeza. 
Portanto, esse livro pega em duas coisas que acho espectacular explorar e por isso estava bastante entusiasmada apesar de ser um livro infantil. 

Acabou por ser uma desilusão. Está bem escrito, tem uma escrita que não toma as crianças por burras e disso gostei bastante. Mas não gostei da história. Começou moderadamente bem, como eu queria. Capitão Gancho, filho bastardo do rei... Tem um começo demorado e depois do nada, passamos de um James criança a um James de 50 anos. É-nos dito que durante todos esses anos ele navegou os mares mas achei de muito mau gosto esse salto enorme no tempo sem qualquer explicação. Depois acabamos por perceber que este livro não conta a verdadeira história do Capitão Gancho. Esta história conta a história de James Fry, o homem que inspirou James Barrie (sim, o autor do Peter Pan é uma personagem neste livro) a criar o Capitão Gancho. 
Resumidamente, este livro não conta a história de Capitão Gancho nenhum. Conta a história inventada do homem inventado que inspirou uma personagem de um livro, também ela inventada. Que salganhada. 
Não querendo tirar mérito nenhum ao livro porque esta bem escrito e gostos diferem, este livro foi uma perda de tempo. Queria o Capitão Gancho, não um pseudo. Foi uma desilusão e não gostei da história.

6 comentários:

  1. Li o livro do "Peter Pan" pela primeira vez no ano passado mas ainda quero reler a história no original.
    É uma pena que o livro não tenha correspondido às tuas expectativas e também pelo que escreveste não me parece que me vá interessar pois tal como tu queria era saber a história do Capitão Gancho.
    De criança para 50 anos é um pulo bem dado XD e mencionam o Peter Pan sequer?
    Ponto positivo: a capa é excelente XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa é linda, sim xD
      E não, não existe nenhum Peter no livro inteiro >:

      Eliminar
  2. Estou muito triste,pois estou procurando em todas as livrarias e sempre está indisponível :( sabe me informar aonde eu posso achar essa pérola?odeio quando fico querendo muito um livro e não encontro.
    sempre acontece isso poxa...

    ResponderEliminar
  3. Estou muito triste,pois estou procurando em todas as livrarias e sempre está indisponível :( sabe me informar aonde eu posso achar essa pérola?odeio quando fico querendo muito um livro e não encontro.
    sempre acontece isso poxa...

    ResponderEliminar
  4. Se não quiser o livro pode me dar que eu aceito.

    ResponderEliminar
  5. Nem eu estou achando e estamos em 2019 e seu comentário e de 2015... Sera aonde que esse livro esta mdsssss, devem ter vendido tudo nem online estou conseguindo achar para comprar

    ResponderEliminar